domingo, 3 de junho de 2012

Semifrio com pedaços de Chocolate



Ingredientes (12 pessoas):
Bolo:
180 grs de açúcar;
4 ovos;
180 grs de farinha;
1 c. (café) de fermento em pó;
1 c. (sopa) de cacau;
60 grs de manteiga à temperatura ambiente;
manteiga e farinha q.b.

Creme:
5 folhas de gelatina incolor;
5 dl de leite;
2 c. (sopa) de farinha;
100 grs de açúcar;
3 ovos;
2 cascas de limão;
1 c. (café) de aroma de baunilha;
2 dl de natas para bater;
6 bolachas de chocolate.

Montagem:
4 c. (sopa) de compota de morango;
bolacha de chocolate ralada q.b.

Preparação:

 Unte uma forma de 22 cm com manteiga e polvilhe-a com farinha.
Ligue o forno a 180ºC. Bata bem o açúcar com os ovos, até obter um creme aveludado. Junte a farinha com o fermento e o cacau. Acrescente a manteiga e envolva tudo na gemada.
 Verta o preparado na forma e leve a cozer, no forno, durante 35 a 40 minutos. Deixe arrefecer, desenforme e apare. Depois de frio, corte o bolo ao meio, no sentido horizontal, e reserve. Prepare um prato, onde coloca um aro, forrado com uma fita de acetato.
 Prepare o creme: Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Num tachinho, misture o leite com a farinha, o açúcar, as gemas e as cascas de limão. Leve ao lume e deixe engrossar em lume brando. Junte o aroma de baunilha, a gelatina escorrida e mexa, até que se dissolva.
Retire o creme do lume, elimine as cascas de limão e deixe arrefecer. Entretanto, levante as natas e, á parte, bata igualmente as claras. Depois do creme frio, adicione as claras e as natas batidas. Incorpore tudo e acrescente as bolachas partidas. Envolva.
 Barre uma das partes do bolo com a compota de morango, sobreponha uma porção de creme e polvilhe com um pouco de bolacha de chocolate ralada. Sobreponha a outra parte do bolo e volte a barrar com a compota. Cubra com o resto do creme e polvilhe com mais bolacha de chocolate ralada. Deixe solidificar bem no frigorífico.

 Bom apetite!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário