quinta-feira, 26 de abril de 2012

Tarte de espinafres



Ingredientes (8 pessoas):

1 pão de forma fatiado pequeno;
1 cebola pequena;
3 dentes de alho;
0,5 dl de azeite;
1 molho de espinafres;
8 ovos;
3 dl de bebida de soja;
150 grs de queijo ralado;
sal, pimenta e margarina de soja q.b.

Preparação:

Unte uma tarteira e ligue o forno a 160ºC. Retire a côdea às fatias de pão e barre-as um pouco com margarina de soja. Corte-as e apare-as. Aplique-as para forrar a forma. Reserve.
 Descasque a cebola e os alhos, pique-os e refogue-os no azeite. Junte-lhes os espinafres, arranjados e cortados aos pedaços; envolva bem e deixe cozinhar por alguns minutos. Tempere com sal e pimenta. Transfira-os para a forma.
 Bata os ovos com a bebida de soja, tempere com sal e pimenta e verta sobre os espinafres, cobrindo-os. Polvilhe com o queijo ralado e leve a meio do forno durante 40 minutos. Retire a tarte, desenforme-a e sirva-a.

 Bom apetite!!!

Semifrio de leite condensado



Ingredientes:

6 folhas de gelatina;
5 dl de natas;
3 gotas de aroma de baunilha;
1 lata de leite condensado;
200 grs de creme de ovos (compra);
caramelo líquido q.b.

Preparação:

 Comece por demolhar as folhas de gelatina em água fria. Prepare um aro para semifrio, passe-o por água e coloque no prato em que vai servir esta sobremesa. Bata as natas com o aroma de baunilha e adicione aos poucos, sem parar de mexer, o leite condensado. Escorra e derreta a gelatina; envolva esta no preparado de leite condensado, até obter um creme homogéneo. Coloque na base do prato, uma parte do creme de ovos, por cima deste verta o preparado de leite condensado e leve ao frio para solidificar. Retire do frigorífico, cubra com o restante creme de ovos e faça riscos com o caramelo líquido. Desenforme retirando o aro e sirva de imediato.

 Bom apetite!!!

Sopa de agrião com massinhas



Ingredientes (4 pessoas):

1 molho de agrião;
500 grs de batatas;
2 cebolas;
1 dente de alho;
1 dl de azeite,
100 grs de massa cotovelinhos;
sal q.b.

Preparação:

 Arranje o agrião e lave-o em água abundante. Reserve um pouco deste para guarnição da sopa. Descasque as batatas, as cebolas e o alho. Lave-os em várias águas e corte-os em pedaços.
 Leve uma panela ao lume com água temperada com sal. Assim que começar a ferver, adicione-lhe os legumes anteriores, incluindo o agrião e o azeite. Deixe que reinicie a fervura e cozinhe por mais 10 minutos.
 Verifique se os legumes estão cozidos; retire-os do calor e triture a sopa. Adicione-lhe o agrião que reservou inicialmente, assim como a massa. Leve de novo ao lume e termine de cozinhar. No final, rectifique os temperos e sirva.

 Bom apetite!!!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Queijadinhas de laranja



Ingredientes:

250 grs de açúcar;
270 grs de farinha;
2 colheres (sopa) de coco ralado;
5 ovos;
1 gema;
1 laranja;
2 colheres (sopa) de vinagre;
2 colheres (sopa) de óleo;
farinha e açúcar em pó q.b.

Preparação:

Ferva 1,5 dl de água com o açúcar até obter ponto de pérola. Misture muito bem 1 colher (sopa) de farinha com o coco, os ovos e a gema. Junte-lhe a calda de açúcar, em fio e sem parar de mexer. Por último, adicione a raspa e o sumo da laranja. Mexa e reserve.
 Prepare então a massa, misturando o vinagre com o óleo, a restante farinha e 0,75 dl de água, a pouco e pouco. Amasse até homogeneizar. Deixe descansar durante 15 minutos.
 Ligue o forno a 180ºC. Unte pequenas formas de queque e enfarinhe-as. Estique a massa e aplique-a para forrar as formas. Preenche-as com o recheio e polvilhe com o açúcar em pó. Leve-as ao forno por cerca de 20 minutos. Retire e desenforme as queijadas mornas. Sirva-as decoradas a gosto.

 Bom apetite!!!

terça-feira, 24 de abril de 2012

Polvo assado no forno



Ingredientes:

1 kg de batatas;
2 pimentos verdes;
1,5 kg de polvo;
2 tomates;
4 dentes de alho;
2 dl de azeite;
100 grs de miolo de pão;
1 ramo de salsa;
1 ramo de coentros;
1 colher (sopa) de vinagre;
sal e pimenta q.b.

Preparação:

 Coloque as batatas e os pimentos, previamente cortados em quartos, num tabuleiro e leve ao forno, a 220ºC, durante 45 minutos. Passados os primeiros 20 minutos, retire os pimentos. Entretanto, coza o polvo em água temperada de sal, na panela de pressão, durante 20 minutos. Retire-o; corte-o em pedaços e disponha-o no centro de um tabuleiro de barro. Em redor, coloque o tomate, em metades, os pimentos, as batatas (às quais deve dar uma pancada para abrirem) e três dentes de alho. Tempere com sal e pimenta e regue tudo com azeite. Triture o miolo de pão com a salsa, os coentros e o restante dente de alho; disponha sobre o polvo e leve ao forno mais 20 minutos. Retire e, antes de servir, borrife com o vinagre.

 Bom apetite!!!

Queijada de baunilha



Ingredientes (12 pessoas):

5 dl de leite;
1 vagem de baunilha;
2 ovos;
2 gemas;
300 grs de açúcar;
100 grs de farinha;
2 colheres (sopa) de manteiga derretida;
1 amora;
manteiga, açúcar em pó e folhas de hortelã q.b.

Preparação:

 Ligue o forno a 180ºC. Unte uma forma redonda com manteiga e forre-a com papel vegetal também untado.
 De seguida, ferva o leite com a vagem de baunilha. À parte, misture os ovos inteiros com as gemas, o açúcar, a farinha e a manteiga. Junte-lhes aos poucos, e mexendo sempre, o leite quente. Por fim, remova a vagem de baunilha.
 Verta o preparado para a forma e leve ao forno, durante 50 minutos. Deixe arrefecer completamente e desenforme a queijada. Polvilhe-a então, com açúcar em pó e decore-a com a amora, a vagem de baunilha e folhas de hortelã. Sirva fresca.

 Bom apetite!!!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Soja à Gomes de Sá



Ingredientes (4 pessoas):

100 grs de nacos de soja;
3 ovos;
800 grs de batatas;
2 cebolas pequenas;
2 dentes de alho;
1 colher(sopa) de molho de soja;
5 colheres (sopa) de azeite;
1 raminho de salsa;
sal e pimenta q.b.

Preparação:

 Demolhe os nacos de soja em água fria durante 30 minutos;reserve. Coza os ovos em água abundante durante 9 minutos. Arrefeça-os sobre água corrente e descasque-os. Corte-os em gomos e reserve.
 Coza as batatas, cortadas em pedaços, em água abundante temperada de sal. Escorra e reserve. Corte as cebolas em meias-luas e pique os alhos. Refogue-os no azeite. Adicione os nacos de soja escorridos. Tempere com sal e pimenta e deixe refogar por alguns minutos em lume brando. Misture-lhes o molho de soja, as batatas, os gomos de ovo, e salsa picada.
 Transfira para um tabuleiro e leve ao forno, a 160ºC, por cerca de 20 minutos. Se secar muito, regue com um pouco mais de azeite. Por fim, polvilhe  com salsa picada e sirva.

 Bom apetite!!!

Talharim com quatro queijos



Ingredientes (4 pessoas):

300 grs de talharim;
3 dentes de alho;
2 colheres (sopa) de azeite;
4 dl de natas;
2 colheres (sopa) de ervas aromáticas;
200 grs de mistura 3 queijos,
2 colheres (sopa) de parmesão;
2 colheres (sopa) de azeitonas picadas;
sal e azeite q.b.

Preparação:

 Coza a massa com água e sal e um fio de azeite; escorra-a e reserve-a. De seguida, pique os alhos e core-os no azeite. Junte-lhes as natas, as ervas aromáticas picadas e sal.
 Assim que ferver, envolva-lhes a mistura de queijo e a massa reservada. Rectifique os temperos e transfira o preparado para um recipiente refractário. Polvilhe-o com o queijo parmesão e as azeitonas picadas. Leve-o ao forno a 190ºC, por 20 minutos. Sirva.

 Bom apetite!!!

domingo, 22 de abril de 2012

Tarte de Laranja



Ingredientes (massa):

100 grs de manteiga;
100 grs de açúcar;
1 ovo;
280 grs de farinha.

Recheio:

1 laranja (raspa);
125 ml de sumo de laranja;
5 ovos;
150 grs de açúcar mascavado;
250 ml de natas espessas.

Decoração:

1 laranja (gomos);
açúcar em pó e folhas de hortelã q.b.

Preparação:

Aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de tarte com manteiga. Massa: Bata a manteiga e o açúcar. Adicione o ovo por último, a farinha. Amasse até formar uma massa moldável. Estique a massa e forre a tarteira; polvilhe com um pouco de farinha. Coloque uma folha de alumínio; por cima disponha leguminosas e leve a cozer no forno, por 5 minutos. Findo esse tempo, retire o alumínio e as leguminosas; pique o fundo da tarte com um garfo e leve por mais 5 minutos ao forno. Retire a tarte do forno e deixe arrefecer. Recheio: Misture muito bem todos os ingredientes do recheio e verta o preparado obtido na tarte. Leve novamente ao forno, até ficar consistente e alourada. Retire do forno; deixe arrefecer e decore com açúcar em pó, gomos de laranja e folhas de hortelã.

 Bom apetite!!!

Peito de pato com migas de grelos



Ingredientes (4 pessoas):

850 grs de peito de pato;
0,5 dl de óleo girassol;
800 grs de batatas;
1 molho pequeno de grelos;
0,5 dl de azeite;
1 raminho de salsa;
sal e pimenta q.b.

Preparação:

 Arranje a carne, retirando-lhe o excesso de gordura, e tempere-a com sal e pimenta. Faça, de seguida, cortes transversais e cruzados na pele da mesma e core-a, no óleo, em lume brando.
 Entretanto, descasque as batatas; lave-as e coza-as. Arranje os grelos e coza-os, em separado. Escorra ambos os legumes, corte as batatas aos pedaços e pique os grelos.
 Esmague-os com um grafo e junte-os. Tempere-os com o azeite e polvilhe-os com a salsa picada. Sirva com a carne cortada às fatias.

 Bom apetite!!!

sábado, 14 de abril de 2012

Sonhos de Abóbora



Ingredientes:

1,4 kg de abóbora;
1 casca de limão;
50 grs de fermento de padeiro;
1 dl de leite;
500 grs de farinha;
6 ovos;
2 laranjas (raspa);
óleo, sal, açúcar e canela q.b.

Preparação:

 Descasque a abóbora, limpe-a de sementes e corte-a em pedaços. Coza-a em água abundante juntamente com a casca de limão e uma pitada de sal.
Depois de cozida coloque-a a escorrer. Entretanto, dissolva o fermento no leite morno. Acrescente o preparado obtido, à farinha; incorpore-lhes depois os ovos, um a um e mexendo entre cada adição. Por fim, envolva-lhes a abóbora, muito bem espremida e a raspa da laranja. Tape com um pano de cozinha e deixe levedar, em local quente, até que a superfície da massa apresente bolhinhas. Aqueça então o óleo e frite a massa, às colheradas. Escorra os sonhos sobre papel absorvente e passe-os depois por açúcar e canela.

 Bom apetite!!!

Sandes de Atum




Ingredientes:

1 pão de forma;
2 tomates maduros;
3 latas de atum;
1 cebola picada;
1 raminho de salsa;
2 dl de maionese bem espessa;
4 ovos cozidos.

Preparação:

 Comece por cortar a parte superior do pão de forma. Seguidamente, retire a côdea, fazendo um corte ao longo da mesma; separe nas extremidades, com uma espátula, e retire o miolo. Pele o tomate, escaldando-o em água fervente e corte-o em rodelas grossas. De seguida, faça uma pasta com o atum escorrido, a cebola, a salsa e 2/3 da côdea; triture tudo. Depois, misture-lhe a maionese. Rectifique os temperos. Recheie o pão com a pasta e, sobre esta, coloque o tomate e pressione. Cubra com mais uma camada de pasta e distribua os ovos cozidos; cubra novamente com a pasta e coloque a tampa. Leve ao frio, durante 2 horas.
 Retire do frio, corte em fatias e sirva.

 Bom apetite!!!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Pudim de Maracujá



Ingredientes:

400 grs de açúcar;
1/2 vagem de baunilha;
2 maracujás;
50 grs de manteiga;
12 gemas;
caramelo líquido q.b.

Preparação:

 Ligue o forno a 180ºC e barre uma forma de pudim com caramelo. Coloque depois 2 dl de água num tachinho e junte-lhe o açúcar, a vagem de baunilha aberta ao meio e a polpa dos maracujás. Leve ao lume e depois de ferver por cerca de 2 minutos, remova do calor e incorpore-lhe a manteiga. À parte misture as gemas com um garfo. Regue-as então, com a calda de maracujá, aos poucos e mexendo sempre. Separe a vagem de baunilha e verta o preparado para a forma. Leve ao forno, em banho-maria, durante uma hora. Desenforme apenas quando estiver frio, decore a seu gosto e sirva.

 Bom apetite!!!

Rolinhos de porco



Ingredientes (para 4 pessoas):

12 batatinhas;
1 linguiça;
600 grs de escalopes de porco;
200 grs de espinafres cozidos;
4 dentes de alho;
2 colheres (sopa) de manteiga;
1 dl de vinho branco;
2 colheres (sopa) de azeite;
100 grs de cogumelos;
4 tomate-cereja;
sal q.b.

Preparação:

 Coza as batatas em água temperada de sal. Retire-lhes a pele e coloque-as num tabuleiro. Corte a linguiça em tiras e reserve-as. Ligue o forno a 200ºC. Coloque os escalopes numa superfície de trabalho e tempere-os.
 Sobreponha-lhes os espinafres, seguidos da linguiça. Enrole-os, prenda-os com palitos e coloque os rolinhos no tabuleiro das batatas. Adicione-lhes os alhos esmagados, a manteiga e o vinho branco. Regue com o azeite e tempere com sal.
 Leve ao forno por 15 minutos. No final, junte os cogumelos, devidamente arranjados e cortados em quartos, e o tomate-cereja. Deixe assar por mais 5 minutos e retire do calor. Rectifique os temperos e sirva.

 Bom apetite!!!

domingo, 8 de abril de 2012

Tarte de maisena



Ingredientes:

1 embalagem de massa areada (de compra);
200 grs de açúcar;
2 colheres (sobremesa) de maisena;
8 gemas;
4 dl de natas;
1 casca de limão;
1 pau de canela;
manteiga, farinha e hortelã q.b.

Preparação:

 Ligue o forno a 180ºC. Unte com manteiga uma forma de tarte. Forre-a com a massa areada. Prepare o recheio, colocando num tacho o açúcar, a maisena, as gemas e as natas. Mexa bem, até estar tudo bem ligado.
 Junte a casca de limão e o pau de canela e leve ao lume, mexendo sempre, até ferver. Retire do lume, elimine os aromáticos e deite o creme na tarteira. Leve a cozer, a meio do forno, durante 30 minutos.
 Depois de cozida, retire a tarte do forno e deixe-a arrefecer. Depois de fria, desenforme-a e corte-a em fatias. Coloque-as num prato e sirva-as decoradas com um raminho de hortelã.

 Bom apetite!!!

Atum Enformado



Ingredientes:

500 grs de batatas;
sal e pimenta;
200 grs de feijão-verde;
2 latas de atum;
4 colheres (sopa) de maionese;
2 ovos cozidos;
1 colher (sopa) de manteiga;
4 folhas de alface;
1 tomate;
100 grs de azeitonas pretas;
1 raminho de salsa.

Preparação:

 Coza as batatas com a pele durante 25 minutos em água temperada de sal. Coza igualmente o feijão em pedaços em água fervente com sal.
 Dentro de uma tigela junte a batata pelada e cortada em cubos com o feijão e o atum. Envolva a maionese e tempere. Corte os ovos em rodelas e disponha dentro de formas individuais pinceladas com manteiga e leve ao frigorífico a refrescar. Disponha as folhas de alface nos pratos de servir e depois de mergulhar as formas em água quente, desenforme e decore com fatias de tomate, azeitonas e folhas de salsa.

 Bom apetite!!!