terça-feira, 28 de agosto de 2012

Bavaroise de Baunilha



Ingredientes(6-8 pessoas):

1/4 l de leite;
60 grs de açúcar;
4 gemas;
15 grs de gelatina em folhas;
3 dl de natas;
1 vagem de baunilha;
1 colherzinha de vanilina.

Preparação:

 Ponha a gelatina de molho numa tigela com água fria. Num tachinho, leve a ebulição o leite com a vagem de baunilha e retire o tachinho do lume.
 Trabalhe numa tigela as gemas com o açúcar e a vanilina, misturando com uma colher de pau até obter uma mistura homogénea, e junte pouco a pouco, o leite, retirando previamente a vagem de baunilha.
 Deite a mistura numa caçarola, ponha-a em lume muito fraco e, mexendo sempre, leve-a quase a ponto de ebulição. Retire a caçarola do lume, junte a gelatina escorrida e misture até a dissolver completamente; deixe arrefecer o creme e deite-o numa tigela.
 Entretanto, bata as natas e incorpore-as delicadamente ao creme frio. Deite-o na forma, pincelada com água e deixe-o solidificar no frigorífico durante, pelo menos, 2 horas. No momento de servir a bavaroise, mergulhe a forma por um instante em água quente e desenforme-a sobre um prato de servir.

 Bom apetite!!!

Cotovelos com Molho Pesto



Ingredientes (4 pessoas):

350 grs de massa cotovelo;
sal q.b.
2 c. (sopa) de pinhões;
1 raminho de manjericão;
2 dentes de alho;
1 dl de azeite;
1 c. (sopa) de vinagre;
pimenta q.b.

Preparação:

 Coza a massa em água abundante temperada com sal, durante cerca de 10 a 15 minutos. Escorra, distribua-os pelos pratos e guarde num local aquecido. Reserve alguns pinhões inteiros e triture os restantes com o manjericão e os dentes de alho picados, o azeite e o vinagre. Tempere o molho com sal e pimenta e deite sobre a massa quente. Salpique com os pinhões que tinha reservado, decore com raminhos frescos de manjericão e sirva.

 Bom apetite!!!

domingo, 26 de agosto de 2012

Bolo de Amendoim




Ingredientes (6 pessoas):

350 grs de açúcar;
280 grs de manteiga;
raspa de 1 limão;
6 ovos;
550 grs de farinha;
1 c. (sopa) de fermento;
1 dl de leite;
300 grs de miolo de amendoim torrado com sal;
açúcar em pó para polvilhar.

Preparação:

 Envolva o açúcar com a manteiga e a raspa do limão. Amasse muito bem até deixar de sentir o açúcar. Adicione os ovos, um a um, amassando sempre entre cada adição. Acrescente a farinha, previamente peneirada com o fermento. Por fim, junte o leite e o miolo de amendoim e mexa até que fique bem incorporado  na massa. Verta o preparado numa forma untada e polvilhada e leve ao forno, a 180ºC, durante 55 minutos. Retire o bolo do calor e deixe arrefecer. Desenforme, polvilhe com o açúcar em pó. Sirva cortado às fatias.

 Bom apetite!!!

sábado, 25 de agosto de 2012

Couve-Flor Gratinada



Ingredientes (4 pessoas):

450 grs de couve-flor cozida;
150 grs de presunto às fatias;
20 grs de manteiga;
1 dente de alho;
2 c. (sopa) de farinha;
3 dl de leite frio;
sal, pimenta, noz-moscada q.b.
150 grs de queijo gruyére ralado.

Preparação:

 Disponha a couve-flor cozida num recipiente refractário e cubra-a uniformemente com as fatias de presunto. Reserve. Prepare um molho, levando ao lume a manteiga. Assim que esta derreter, adicione o dente de alho esmagado e polvilhe com a farinha. Envolva muito bem, aos poucos, vá regando com o leite frio, mexendo sempre até obter um preparado cremoso. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada e retire do calor. Deite sobre a couve-flor e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno a gratinar durante cerca de 20 minutos, à temperatura de 220ºC. Passado o tempo referido, retire e sirva de imediato.

 Bom apetite!!!

Bebé - Puré de Cenoura com Maçã

Ingredientes (4 doses):

125 grs de cenouras;
1 maçã pequena.

Preparação:

 Descasque a cenoura e corte-a em pequenos pedaços. Leve-a ao lume coberta com água a ferver e deixe-a cozer durante cerca de 15 minutos. Entretanto, descasque a maçã, retire-lhe as sementes, lave-a, corte-a em cubinhos e junte-a à cenoura. Deixe cozer por mais 5 minutos. Reduza tudo a puré.

 4 meses

 Esta receita foi retirada do livro "1,2,3 Uma colher de cada vez".

Dois em Um


  No caso de querer cozer dois tipos de verduras diferentes, divida-as por papel de alumínio, faça pequenos embrulhos e cozinhe-as ao mesmo tempo num único recipiente.
 É fácil e poupará tempo e dinheiro.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Confitados de Laranja



Ingredientes (8 pessoas):

4 toranjas;
240 grs de açúcar;
50 grs de açúcar para decoração.

Preparação:

 Retire as extremidades das toranjas, corte a casca restante em 4 partes, deixando aderida um terço da polpa, e divida estas em tirinhas de 1,5 cm de largura. Ponha as cascas numa tigela e cubra-as com água fria; leve-as a ebulição e escorra-as; repita esta operação pelo menos mais 2 vezes com o fim de eliminar o sabor amargo e todas as impurezas.
 Ponha de novo as cascas escorridas no tacho; junte 1/4 de litro de água e o açúcar; mexa. Ponha o tacho ao lume e leve a ebulição, misturando de vez em quando com um garfo. Continue a cozedura em lume brando durante 30 minutos, aproximadamente, até que as cascas estejam brilhantes e transparentes e o líquido se tenha evaporado.
 Escorra as cascas sobre uma rede, separadas entre si, deixe-as arrefecer e seque-as completamente. Passe-as pelo açúcar, coloque-as em forminhas de papel e distribua-as numa travessa de servir.


 Bom apetite!!!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Bacalhau Gratinado com Espinafres



Ingredientes (4 pessoas):

4 postas de bacalhau demolhado;
600 grs de batatas;
1 cebola;
0,5 dl de azeite;
2 dentes de alho;
1 molho de espinafres;
5 dl de molho bechamel;
100 grs de queijo flamengo;
leite. sal. pimenta e noz-moscada q.b.

Preparação:

 Coza o bacalhau em leite e as batatas em água abundante, temperada de sal. Escorra-as, reduza-as a puré e tempere-as com noz-moscada e pimenta. Reserve-as. Escorra então, o bacalhau e limpe-o de peles e espinhas. Lasque-o e reserve-o. De seguida, descasque a cebola, corte-a em meias-luas e refogue-a em metade do azeite. Envolva-lhes depois o bacalhau e deixe cozinhar por alguns minutos. De seguida, pique os alhos e core-os no azeite restante. Envolva-lhes os espinafres, tempere com sal e pimenta e salteie por alguns minutos. Disponha agora as batatas esmagadas num tabuleiro e sobreponha-lhes os espinafres e o bacalhau. Regue com o bechamel e coloque por cima o queijo aos cubinhos. Leve ao forno até gratinar e sirva.

 Bom apetite!!!

domingo, 19 de agosto de 2012

Cenouras com Laranja


  Se quiser obter um acompanhamento à base de cenouras, por exemplo para carne, experimente cozê-las em água e sumo de laranja em vez de utilizar apenas água. Ficam bastante mais saborosas.

Feijoada de Frango



Ingredientes (4 pessoas):

400 grs de feijão manteiga demolhado;
1 folha de louro;
2 cebolas;
1 frango do campo;
sal e pimenta q.b.;
1 Colher (chá) de colorau;
1 dl de azeite;
150 grs de bacon;
2 cenouras;
3 dentes de alho;
1 malagueta;
2 dl de vinho branco;
1 raminho de salsa.

Preparação:

 Coza o feijão na panela de pressão com 1 litro de água, o louro e 1 cebola inteira, durante 30 minutos. Corte a frango aos pedaços, tempere com sal, pimenta e colorau e core no azeite. Junte o bacon aos pedaços, a restante cebola, a cenoura e os alhos picados e a malagueta. Regue com o vinho e deixe estufar mais 20 minutos. Adicione o feijão e 5 dl do caldo da cozedura. Deixe apurar mais 20 minutos.
 Sirva decorado com salsa fresca.

 Bom apetite!!!

Pão-de-Ló de Chocolate



Ingredientes (4 pessoas):

7 ovos;
270 grs de açúcar;
200 grs de farinha;
1 colher(chá) de fermento em pó;
50 grs de chocolate em pó;
1 pitada de baunilha.

Preparação:

 Bata os ovos com o açúcar, até obter uma massa fofa. Junte a farinha peneirada com o fermento em pó, o chocolate e a baunilha.
 Verta a massa numa forma forrada com papel vegetal untado e polvilhado. Leve ao forno, à temperatura de 180ºC, durante cerca de 40 minutos. Retire depois de cozido, desenforme para um prato e sirva depois de frio.

 Bom apetite!!!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Bebé - Puré de Couve-Flor



Ingredientes (4 doses):

125 grs de couve-flor;
125 grs de batata, batata-doce, abóbora ou nabo.

Preparação:

 Lave e corte a couve-flor em pequenos ramos. Pode misturar a couve-flor com o outro legume.
 Leve-os a cozer, de preferência numa panela de vapor, ou, caso isso não lhe seja possível, numa panela vulgar, com um pouco de água a ferver, durante cerca de 10 minutos.
 Reduza tudo a puré.
 Para atenuar o forte sabor destes legumes, pode adicionar um pouco de leite utilizado pelo bebé.

5 meses


 Esta receita foi retirada do livro "1,2,3 uma colher de cada vez"

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Empadão de Alheira e Espinafres



Ingredientes (4 pessoas):

1 pacote de puré de batata instantâneo;
2 alheiras de caça;
2 dentes de alho;
2 C. (sopa) de azeite;
250 grs de espinafre congelado (prefiro fresco);
1 gema;
sal q.b.

Preparação:

 Confecione o puré seguindo as instruções do fabricante. Retire a pele às alheiras; corte uma em rodelas e esmague a restante. Reserve ambas.
 Pique os dentes de alho e refogue-os no azeite; junte os espinafres, tempere com sal e salteie. Retire do lume e reserve.
 Coloque os espinafres no fundo de um recipiente refratário; sobreponha-lhe a alheira esmagada e cubra com o puré. Decore com as rodelas de alheira, pincele com a gema batida e leve ao forno, a 190ºC, durante 25 minutos. Retire e sirva de imediato.

 Bom apetite!!!

Mousse de Pêssego



Ingredientes (6 pessoas):

4 pêssegos em calda;
1 iogurte natural;
150 grs de açúcar;
4 folhas de gelatina incolor;
2 dl de natas;
pêssego, cerejas em calda e folhas de hortelã para decorar.

Preparação:

 Reduza o pêssego a puré e misture-o com o iogurte e o açúcar. Envolva de maneira a obter um creme homogéneo. Demolhe as folhas de gelatina num pouco de água fria durante 5 minutos.
 De seguida, leve-as ao lume com um pouco da água, em banho-maria, e mexa até se dissolver por completo. Retire, e depois de fria, adicione ao puré de pêssego. Enquanto isso, bata muito bem as natas e com a ajuda de uma vara de arames incorpore no preparado anterior.
 Verta numa taça grande e leve ao frigorífico até solidificar. Quando chegar à hora de servir, retire do frio e decore com pêssego cortado ás fatias, cerejas em caldas e folhinhas de hortelã.

 Bom apetite!!!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Tortilha de Tomate



Ingredientes (4 pessoas):

4 batatas;
2 cebolas;
2 dentes de alho;
1 raminho de salsa;
3 colheres (sopa) de azeite;
12 ovos;
4 dl de molho de tomate de compra;
sal e manteiga para untar q.b.

Preparação:

 Unte um tabuleiro com manteiga e reserve. Lave muito bem as batatas e coza-as com a casca, em água temperada com sal. Retire-as, escorra-as, deixe-as arrefecer um pouco e pele-as. Corte as  batatas em meias-luas e reserve. Aqueça o forno a 180ºC.  Descasque as cebolas e os alhos e pique-os, juntamente com a salsa. Refogue-os no azeite. Retire o preparo do calor e adicione-lhe os ovos; mexa bem e envolva-lhe as batatas. Tempere com sal, verta no tabuleiro e leve ao forno por cerca de 25 minutos. Retire, corte ao meio e sobreponha o molho de tomate, a uma das metades. Termine com a segunda parte de tortilha; corte em quadrados e sirva.

 Bom apetite!!!

Couve-Flor inteira ou em raminhos



 Ao pretender cozer uma couve-flor inteira coloque o caule para baixo e deixe ferver durante 10-15 minutos. No caso de dividir a couve em raminhos, basta cozê-los durante 5-10 minutos. Os melhores temperos para este tipo de vegetal são cravinho, noz-moscada, tomilho, salsa e coentros.

sábado, 11 de agosto de 2012

Bebé - Puré de Cenoura



Ingredientes (4 doses):

200 grs de cenoura;
2 colheres de sopa do leite do bebé.

Preparação:

 Retire a casca às cenouras, lave-as e corte-as em pequenos pedaços. Coloque-as numa panela de vapor, dentro do cesto, por cima da água a ferver, e deixe-as cozinhar até que fiquem tenras (15 a 20 minutos). Se não possuir uma destas panelas, pode cozinhas as cenouras numa panela vulgar, adicionando-lhe água a ferver até cobrir os legumes. Deixe cozinhar em lume brando cerca de 20 minutos.
 Depois de bem cozidas, reduza as cenouras a puré, tendo o cuidado de verificar se a água da cozedura é suficiente para que resulte um puré com a consistência adequada ao bebé e envolva o leite.

4 meses

 Esta é uma receita do livro : "1,2,3 Uma colher de cada vez."

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Semifrio de Amêndoa



Ingredientes (6 pessoas):

10 palitos de la reine;
2 dl de café pronto com açúcar;
3 dl de leite de coco;
1 dl de leite;
120 grs de miolo de amêndoa sem pele moído;
8 folhas de gelatina incolor;
5 dl de natas frias;
150 grs de açúcar;
chocolate granulado e miolo de amêndoa sem pele para decorar.

Molho de chocolate:

120 grs de chocolate em tablete;
1,8 dl de natas.

Preparação:

 Passe os palitos pelo café e coloque dentro de uma forma tipo bolo inglês com 20 por 10 cm. À parte, misture os leites com a amêndoa moída. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. . Escorra e derreta em lume brando. Junte ao preparado anterior. Bata as natas bem frias com o açúcar e incorpore no preparado anterior com uma vara de arames. Verta por cima dos palitos e leve tudo ao frio até ficar bem sólido. Antes de levar à mesa, mergulhe a forma em água quente. Desenforme e reserve no frio.
 Para o molho, derreta o chocolate aos pedaços com as natas. Deixe amornar e verta por cima do bolo. Sirva decorado a gosto com o granulado de chocolate e o miolo de amêndoa.

 Bom apetite!!!



Polvo com Arroz



Ingredientes (4 pessoas):

1,5 kg de polvo;
2 folhas de louro;
3 cebolas;
6 dentes de alho;
sal e pimenta q.b.;
2,5 dl de azeite;
1 c. (sopa) de vinagre;
1 c.(sopa) de manteiga;
1 c. (chá) de açafrão;
250 grs de arroz;
5 dl de água quente;
1 raminho de salsa.

Preparação:

 Coza o polvo com o louro e corte-o aos pedaços grandes.
 Corte 2 cebolas às rodelas e espalhe-as no fundo de um tabuleiro, com dois dentes de alho. Cubra com o polvo e tempere com sal, pimenta e azeite. Leve ao forno, durante 30 minutos, a 200ºC. Depois de assado, refresque com o vinagre. Refogue a restante cebola e alho na manteiga. Junte o açafrão e o arroz. Envolva e regue com água. Tempere e cozinhe por 12 minutos. Sirva como acompanhamento do polvo, decorado com a salsa.

 Bom apetite!!!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Pão-de-Ló Amendoado



Ingredientes(8 pessoas):

5 ovos;
200 grs de açúcar;
50 grs de miolo de amêndoa moído;
200 grs de farinha;
1 c. (chá) de fermento em pó.

Preparação:

 Bata os ovos com o açúcar, auxiliando-se de uma batedeira eléctrica, até obter um creme fofo e esbranquiçado. Incorpore o miolo de amêndoa e a farinha previamente peneirada com o fermento em pó, envolvendo suavemente com uma vara de arames.
 Verta a massa numa forma untada e polvilhada e coza, em forno aquecido à temperatura de 180ºC, durante cerca de 45 minutos. Passado o tempo de cozedura, retire do calor, desenforme para um prato de servir, e deixe arrefecer.

 Bom apetite!!!

Creme de Couve-Flor



Ingredientes (4 pessoas):

2 cebolas;
100 grs de alho-francês (parte branca);
400 grs de batatas;
500 grs de couve-flor;
1 frasco de espargos brancos;
1,2 l de água;
1 dl de natas;
3 dentes de alho;
0,5 dl de azeite;
4 cogumelos;
1 tomate limpo;
sal e orégãos q.b.

Preparação:


 Corte a cebola, o alho-francês, a batata, a couve-flor e quatro espargos em pedaços. Coza na água temperada com sal; retire e triture.
 Leve novamente ao lume e junte os restantes espargos cortados em pedaços e as natas; rectifique o tempero e reserve.
 Pique os dentes de alho e refogue-os no azeite. Corte os cogumelos e o tomate em cubos e junte ao preparado anterior. Deixe saltear, tempere com sal e orégãos frescos. Sirva com o creme.

 Bom apetite!!!

domingo, 5 de agosto de 2012

Rápido e Apurado


  Saiba que a carne com osso coze mais rapidamente que a sem osso, porque este é um bom condutor de calor.

sábado, 4 de agosto de 2012

Bolos de Gema



Ingredientes (8-10 pessoas):

2 ovos;
3 gemas;
200 grs de açúcar;
1/2 limão;
100 grs de farinha;
óleo para untar;
farinha para polvilhar.

Cobertura:

100 grs de açúcar em pó;
1 clara;
sumo de limão.

Preparação:

 Coloque os ovos, as gemas e o açúcar numa tigela e bata durante 20 minutos. Envolva a raspa do limão e a farinha peneirada, sem bater. Unte o tabuleiro com óleo e polvilhe com farinha. Disponha pequenas porções de massa separadas entre si. Leve ao forno 10 minutos. Descole-os e deixe-os arrefecer.
 Prepara a cobertura com o açúcar, a clara e o sumo de limão. Bata bem. Barre os bolos, com o glacé. Passe com os dedos na superfície, de maneira a ficarem as marcas.
 Deixe secar de um dia para o outro.

 Bom apetite!!!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Cataplana de Peixe



Ingredientes (4 pessoas):

1,5 kg de peixe (red-fish, maruca e tintureira);
sal e pimenta q.b.;
1 c. (chá) de colorau;
2 cebolas;
2 tomates maduros;
1 pimento verde;
1 pimento vermelho;
250 grs de camarão com casca;
1 dl de azeite;
0,5 dl de vinho branco;
1 ramo de salsa.

Preparação:

 Arranje os peixes e corte-os às postas com uma altura aproximada de 2 cm. Tempere com sal, pimenta e colorau e deixe a tomar gosto. De seguida, corte as cebolas às rodelas e retire as sementes ao tomate e aos pimentos. Corte o primeiro às rodelas e os pimentos às tiras e depois aos cubos. Coloque os legumes no fundo de uma cataplana e cubra com o peixe. Adicione o camarão inteiro e regue com o azeite e com o vinho. Junte a salsa e feche a cataplana. Cozinhe em lume brando durante 40 minutos.
 Sirva de seguida, diretamente da cataplana.

 Bom apetite!!!

Pudim de Laranja e Caramelo



Ingredientes (6 pessoas):

2 dl de caramelo líquido;
1 dl de leite;
2 laranjas;
8 folhas de gelatina incolor;
4 dl de natas frias;
Chantilly e caramelo líquido para decorar.

Preparação:

 Comece por misturar o caramelo com o leite e a raspa de uma e o sumo de 2 laranjas. Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria por 3 minutos. Escorra-as e leve ao lume em banho-maria, mexendo com uma vara de arames, até derreterem na totalidade. Adiciono ao preparado anterior. Por fim, envolva as natas batidas firmemente. Verta tudo para uma forma tipo bolo inglês e leve ao frio até ficar bem sólido. Para desenformar, mergulhe a forma em água quente até dois terços da altura e desenforme num prato de servir. Por fim, decore com chantilly e caramelo. Sirva o pudim fresco.

 Bom apetite!!!