quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Camarões Salteados



Ingredientes (4 pessoas):

1 kg de camarão grande;
sal q.b.;
1,5 dl de azeite;
2 cebolas;
4 dentes de alho;
1 malagueta;
2 c. (sopa) de polpa de tomate;
700 grs de batatas;
1 raminho de coentros.

Preparação:

 Lave os camarões e escorra-os num passador de rede. Retire-lhes as cabeças e as cascas, deixando ficar as caudas. Tempere com sal e reserve. Coloque o azeite num tacho. Adicione a cebola às rodelas finas, os alhos esmagados e a malagueta e leve ao lume até a cebola ficar dourada. Junte os camarões, aumente a intensidade do lume e salteie muito rapidamente. Acrescente a polpa de tomate e cozinhe em lume brando durante 4 minutos. Coza as batatas em água temperada com sal. Descasque e coloque-as no prato de servir. Cubra com os camarões, regue com o molho e decore com os coentros. Leve de imediato à mesa.

 Bom apetite!!!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Patas de Veado



Ingredientes (10 unidades):

6 claras;
600 grs de açúcar;
3 gemas;
300 grs de farinha;
200 grs de doce de ovos;
1 cálice de rum;
manteiga, coco ralado e canela em pó q.b.

Preparação:

 Ligue o forno a 180ºC e unte um tabuleiro com manteiga; forre-o com papel vegetal também untado. Bata muito bem as claras com 300 grs de açúcar até obter um preparado volumoso. Adicione-lhe as gemas, batendo sempre, e envolva a farinha cuidadosamente. Com um saco de pasteleiro de boquilha lisa, tenda duas tiras iguais para o tabuleiro. Leve ao forno por 40 minutos. Deixe arrefecer e sobreponha-as com a ajuda do doce de ovos. Corte em triângulos e cubra-lhes um dos lados com o restante doce. Ferva o açúcar que sobrou com 3 dl de água, adicione o rum e deixe arrefecer. Mergulhe os bolos na calda anterior. Polvilhe-os lateralmente com o coco ralado e decore o doce com um fio de canela em pó.
 Sirva bem fresco.

 Bom apetite!!!

domingo, 23 de setembro de 2012

Cozido à Algarvia



Ingredientes (4-6 pessoas):

1 chouriço de sangue;
1 chouriço de carne;
250 grs de toucinho entremeado;
450 grs de entrecosto;
1 repolho;
4 batatas-doces;
4 batatas comuns;
300 grs de grão-de-bico cozido;
300 grs de pão;
hortelã.

Preparação:

 Coza as carnes em água temperada. Retire-as depois de cozidas e, na mesma água, coza o repolho e as batatas inteiras. Após a cozedura, junte o grão. Corte o pão às fatias e distribua-as pelos pratos. Retire os legumes e as carnes para uma travessa. Deite o caldo sobre as fatias de pão e aromatize com as folhinhas de hortelã. Sirva quente.

 Bom apetite!!!

Fofos com Creme



Ingredientes (4 unidades):

5 ovos e 180 grs de açúcar;
1 limão (raspa);
160 grs de farinha;
1 c. (chá) de fermento em pó;
açúcar em pó para polvilhar.

Ingredientes Creme:

5 dl leite e 100 grs açúcar;
50 grs de farinha maisena;
1 ovo e 3 gemas;
uma pitada de baunilha em pó.

Preparação:

Bata os ovos com o açúcar. Junte a raspa do limão e a farinha peneirada com o fermento. Transfira para um tabuleiro (30 por 30 cm), untado e polvilhado. Leve ao forno a 190ºC, por 20 minutos. Desenforme sobre papel vegetal polvilhado com açúcar em pó. Corte oito quadrados. Para o creme de maisena, ferva o leite. À parte, misture o açúcar com a farinha, o ovo, as gemas e a baunilha. Junte o leite e envolva. Leve a lume brando, até ferver e ganhar consistência. Coloque o creme num saco de pasteleiro munido de boquilha lisa e una os fofos, dois a dois com o creme.
 Disponha num prato de servir e decore com açúcar em pó e canela.

 Bom apetite!!!

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Batatas Recheadas



Ingredientes (4 pessoas):

4 batatas grandes;
sal grosso;
2 dl de azeite;
4 dentes de alho;
350 grs de carne picada;
sal fino;
pimenta;
1 raminho de salsa;
1/2 alface chicória;
1 tomate.

Preparação:

 Lave as batatas, coloque-as num recipiente e cubrea com sal grosso. Leve ao forno a 200ºC, durante cerca de 45 minutos.
 Aqueça metade do azeite e refogue o alho picado com a carne. Tempere e polvilhe com a salsa picada. Deixe apurar e vá soltando a carne com um garfo. Retire as batatas do forno, corte-lhes o topo e escave ligeiramente o interior. Recheie com o preparado de carne, regue com o restante azeite e leve novamente ao forno por mais 5 minutos. Decore com a alface, o tomate às fatias, folhinhas de salsa e alho frito laminado.

 Bom apetite!!!