sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Bifinhos em Espetadas com Ananás



Ingredientes (4 pessoas):

1/2 ananás fresco;
12 bifinhos de vaca com 80 grs cada;

sal e pimenta;
400 grs de feijão-verde;
1 c. (sopa) de manteiga;
1 dente de alho;
4 c. (sopa) de ketchup;
4 c. (chá) de mostarda.


Preparação:

Descasque o ananás, retire-lhe o caroço e corte-o em 16 pedaços iguais. Espete 4 deles em pauzinhos, aleternando com 3 bifinhos enrolados. Repita a operação, até esgotar todos os ingredientes. No final, tempere as espetadas com sal e pimenta e grelhe-as. Arranje o feijão-verde, corte-o aos pedaços e coza-o, durante 5 minutos. Escorra e salteie-o ligeiramente na manteiga com o dente de alho esmagado. Sirva as espetadas com o feijão-verde salteado, o ketchup e a mostarda.

 Bom apetite!!!

 

Bolas de Berlim


Ingredientes (8 unidades):
30 grs de fermento de padeiro;
1,5 dl de leite morno;

500 grs de farinha;
90 grs de açúcar;
1 pitada de baunilha em pó;
1/2 limão (raspa);
100 grs de manteiga e 2 ovos;
1 c. (sopa) de aguardente;
óleo ou azeite para fritar;
açúcar para envolver.

Recheio:

5 dl de leite;
100 grs de açúcar;
75 grs de farinha;
3 gemas e 2 ovos;
1 pitada de baunilha em pó;
1 pitada de sal fino.

Preparação:

Dissolva o fermento no leite morno e junte aos restantes ingredientes. Amasse até se despegar das mãos. Deixe-a levedar em local quente, até atingir quase o dobro do tamanho. Faça um rolo com a massa e corte oito pedaços. Molde as bolas e coloque-as num tabuleiro, polvilhado com farinha e separadas entre si. Deixe levedar em local quente, tapadas com um pano, até atingirem quase o dobro do tamanho. Frite as bolas em óleo, a 180ºC. Retire-as e escorra sobre papel de cozinha. De seguida, passe-as por açúcar e deixe arrefecer. Com uma tesoura, faça um corte em cada uma. Recheie com o creme de pasteleiro: ferva o leite.
À parte, misture o açúcar com a farinha, as gemas, os ovos, a baunilha em pó e o sal. Incorpore esta mistura no leite e mantenha sobre lume brando, mexendo sempre até cozer e espessar.

Bom apetite!!!

 


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Macarronada à Nossa Moda



Ingredientes (4 pessoas):
1 cebola;
3 dentes de alho;

4 c. (sopa) de azeite;
700 grs de carne de vaca;
1 folha de louro;
1 lata pequena de tomate pelado;
1 c. (sopa) de polpa de tomate;
1 dl de vinho branco;
400 grs de macarrão;
sal, pimenta e orégãos q.b.

Preparação:

Descasque a cebola e os alhos; pique-os e refogue-os no azeite. Junte-lhe depois a carne cortada em pedaços, o louro, o tomate pelado picado e a polpa. Cozinhe por alguns minutos e refresque com o vinho.
Depois deste evaporar, regue com 2 l de água. Tempere de sal, pimenta e orégãos. Quando a carne estiver macia, adicione-lhe o macarrão.
Deixe cozer por mais 10 minutos, acrescentando, se necessário, mais um pouco de água quente. Por fim, rectifique os temperos e polvilhe com orégãos. Sirva de imediato.
 
Bom apetite!!!

Bolo com Creme de Amêndoa

 

 Ingredientes (6 a 8 pessoas):
6 ovos e 200 grs de açúcar;
190 grs de farinha;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 pitada de baunilha em pó.

Ingredientes para Recheio:
700 grs de creme de pasteleiro;
200 grs de amêndoa com pele moída.

Decoração:

Vagem de baunilha e amêndoa.
Preparação:

Massa: Bata os ovos com o açúcar. À parte peneire a farinha, com o fermento e a baunilha em pó. Envolva no preparado anterior. Unte com manteiga e polvilhe com farinha, uma forma com 23 cm de diâmetro e verta dentro a massa. Coza a 180ºC, por 35 minutos.
Recheio: Misture o creme de pasteleiro (ferva 5 dl de leite. À parte misture 100 grs de açúcar com 75 grs de farinha, 2 ovos, 3 gemas e uma pitada de baunilha em pó. Incorpore a mistura no leite e leve a lume brando até cozer e espessar) com a amêndoa. Corte o bolo oa meio, no sentido horizontal, e recheie com metade do creme. Componha o bolo e cubra com o restante creme. Decore a gosto com vagens de baunilha e amêndoas.
Sirva fresco.

 Bom apetite!!!

 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Bacalhau Guisado



Ingredientes (4 pessoas):
1 cebola;
3 dentes de alho;

2 c. sopa de banha;
2 tomates maduros;
1 kg de batatas;
1 ramo de salsa;
0,5 l de água quente;
3 postas de bacalhau demolhadas;
sal e pimenta;
150 grs de miolo de mexilhão;
150 grs de miolo de camarão;
sumo de 1/2 limão;
salsa picada para decorar.

Preparação:
Refogue a cebola e os alhos picados na banha. JUnte o tomate cortado aos pedaços, limpo de peles e sementes, e deixe amaciar. Nessa altura, acrescente as batatas aos cubos pequenos e aromatize com a salsa picada. Envolva bem, regue com a água quente e coloque o bacalhau aos pedaços grandes por cima. Tempere com sal e pimenta e aguarde que cozinhe, por 20 minutos. Rectifique os temperos e polvilhe com o miolo dos mariscos. Deixe cozinhar por mais 8 minutos. No final, regue com o sumo do limão e sirva decorado com salsa picada.

 Bom apetite!!!

 

Bolachinhas com Pinhão



Ingredientes (8 pessoas):
200 grs de farinha;
100 grs de açúcar;

1 c. chá de fermento;
1 pitada de baunilha em pó;
1 pitada de sal;
110 grs de manteiga amolecida;
1 ovo;
1 clara;
75 grs de miolo de pinhão;
150 grs de chocolate.

Preparação:
Misture a farinha com o açúcar, o fermento, a baunilha e o sal. Junte 100 grs de manteiga amolecida e envolva com a ponta dos dedos. Incorpore o ovo e amasse até ficar homogénea. Envolva-a em película aderente e deixe a repousar num local fresco por uma hora. Estenda a massa, deixando-a com 3 mm de espessura. Corte-a em rectângulos com 6 cm de comprimento e 2 cm de largura. Disponha tudo num tabuleiro untado e polvilhado e pincele o topo com a clara. Polvilhe com os pinhões e leve ao forno a 180ºC, durante cerca de 10 minutos.
Leve ao lume o chocolate com a restante manteiga, mexendo até derreter. Retire os bolinhos do calor e passe as pontas pelo chocolate. Deixe secar e arrefecer.

 Bom apetite!!!

 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Carne de Porco Estufada



Ingredientes (4 pessoas):

2 cebolas;
50 grs de banha;
1 c. (sopa) de colorau;
900 grs de carne de porco;
sal e pimenta;
2 dl de vinho tinto;
4 pimentos verdes;
1 raminho de salsa.

Preparação:
Descasque as cebolas e pique-as muito finamente. Leve a banha ao lume. Depois de quente, junte a cebola e o colorau e refogue durante alguns minutos, mexendo sempre com uma colher de pau. Acrescente a carne, previamente cortada aos pedaços pequenos. Deixe alourar e depois, tempere com sal e pimenta. Regue com o vinho tinto e deixe ferver. Arranje os pimentos, corte-os às tiras e retire-lhes as sementes. Adicione-os à carne e cozinhe em lume brando, durante cerca de uma hora. No final, rectifique os temperos e sirva quente acompanhado com arroz branco. Sirva decorado com salsa.
 Bom apetite!!! 

sábado, 10 de novembro de 2012

Bombons de Amendoim


 
 
Ingredientes (20 Unidades):
0,5 dl de água;
150 grs de açúcar;
150 grs de miolo de amendoim torrado;
Óleo para untar;
1 lata de leite condensado;
250 grs de chocolate em tablete.

 
Preparação:

 Ferva a água com o açúcar até atingir ponto de caramelo (é atingido quando o açúcar perde toda a água e ganha uma cor dourada). Retire a calda do lume, quando esta se tornar avermelhada e tiver um cheiro característico. Junte o miolo de amendoim. Verta o preparado sobre uma superfície de trabalho untada com um pouco de óleo. Deixe arrefecer e triture finamente com a ajuda do rolo da massa. Leve o leite condensado ao lume, mexa bem e, quando começar a despegar-se do tacho, junte parte do preparado de amendoim. Misture até ficar consistente, deixe arrefecer e molde pequenas bolas. Derreta o chocolate com uma pequena porção de óleo e verta sobre as bolas. Polvilhe com o restante preparado de amendoim e deixe secar. Distribua os bombons por caixinhas de papel frisado.
 
 Bom apetite!!!